Ações que conectam o
pensamento inovador

Temos diversas ações que objetivam integrar todos que desejam fazer
parte de um mundo que seja cada vez mais inovador construído junto de todos.

Ações que conectam o pensamento inovador

Temos diversas ações que objetivam integrar todos que desejam fazer parte de um mundo que seja cada vez mais inovador construído junto de todos.

O Horizonte H foi desenvolvido pelo time CesulLab baseando-se no conceito de diagnóstico criado pela McKinsey & Company, uma das líderes mundiais em consultoria empresarial.

O diagnóstico permite a observação da inovação dentro das empresas sob diferentes perspectivas para assim avaliar seus diferentes graus de inovação e receptividade a novos processos.

O método consiste em 5 etapas de relatórios sobre inovação, direcionados a públicos distintos das empresas, visando analisar, junto a todo o time, as forças e fraquezas internas e externas, auxiliando na elaboração de um planejamento estratégico para as próximas ações.

Através de metodologias ágeis, com facilitadores capacitados, revelaremos dores e problemas ocultos do negócio e identificaremos desafios a serem trabalhados.

Após a identificação dos desafios é realizado um trabalho de adaptação das ações mediante as dores e oportunidades apontadas, trabalhando a ambidestria organizacional, seja através de projetos internos ou de inovação aberta, conectando com o mercado de startups.

O Sprint #00 é o início de um percurso inovador, num contexto em que os times das empresas pouco ou nunca entraram em contato com a inovação.

O trabalho se baseia na união de um grupo de representantes de cada uma das empresas para trabalhar sobre de um problema lúdico, propondo soluções por meio da filosofia do Duplo Diamante, a prática do Design Thinking e ferramentas com técnicas específicas do Design Sprint (Empatia, Definição, Ideação, Prototipação e Teste).

O Multiplica Lab nasce como uma parceria entre CesulLab e Merin Erin, tendo como proposta apoiar empresas na formação de mentes criativas e times de inovação, empoderando pessoas para agir frente seus desafios diários através da busca de soluções de forma inovadora, ágil e consistente.

Isso só é possível pois ocorre por meio de uma capacitação que dispõe de etapas ordenadas na formação de um funil focado na promoção de uma cultura empresarial, objetivando formar times multiplicadores de inovação.

Com o surgimento de novos projetos e squads, a participação do RH se torna requisito fundamental para sustentar a cultura e engajar os colaboradores. Dessa forma, durante cinco dias, dois profissionais da área se juntam a outras empresas para iniciar uma capacitação com práticas que refletem seu dia a dia.

 

Com isso, possuímos a missão de levar o time de RH a conhecer práticas e indicadores sobre o Recursos Humanos como parte essencial do negócio, a partir do acompanhamento de métricas, políticas e valores de inovação com aplicação de Canvas práticos e dinâmicas baseadas em Design Thinking.

Dividido em 2 fases, o Transforma Lab foi construído em parceria com a Weme e leva às verticais um aprendizado intenso em áreas como gestão, design e dados, voltados para disseminar a cultura de inovação e o pensamento criativo em todos os setores da empresa.

 

A ação ocorre por meio de uma plataforma exclusiva e há a criação de um ranking onde as empresas são analisadas e premiadas para darem início a segunda fase. Os cinco primeiros colocados de cada empresa se unem em um time para solucionarem um desafio real de seu cotidiano. Ao final de todo o processo, um evento é realizado contando com uma banca de mentores para avaliarem cada solução apresentada.

Decidimos unir os processos em etapas de sucesso para que assim pudéssemos auxiliar os times na implementação e escalabilidade de projetos já existentes. 

Baseado em um processo de escalada, o time CesulLab e o time das empresas se unem em uma mesa ágil para revisão e reestruturação de projetos, baseado em análise de dados pré e pós implementação, através de uma metodologia desenvolvida internamente que busca acelerar projetos com encontros consultivos de estratégia e criatividade.

Vamos construir um protótipo pronto para o mercado, alinhado com a estratégia e que compreenda os recursos e objetivos da empresa. Vamos construir o primeiro projeto mais robusto de inovação com datas, prazos e times de maneira rápida e prática.

Desenvolvimento de um protótipo de inovação validável e de alto impacto, a partir de teorias e ferramentas práticas baseadas na metodologia do Design Sprint e compartilhamento de insights e conhecimentos em momentos de inovação aberta com outras empresas participantes.

A partir da apresentação e discussão sobre as principais metodologias de gestão de projetos de inovação, os facilitadores do Cesullab auxiliam os participantes a criar, organizar e definir métricas de contribuição de negócio para os projetos e equipes de inovação da empresa, formando um Escritório de Projetos de Inovação.

Ao final, é desenhado um plano de ação para que o funil de inovação seja estruturado e possa ser trabalhado com metodologia para execução e medição de resultado, no dia a dia da empresa.

O curso Facilitadores de Inovação foi construído para atender pessoas que se interessam por transformar a realidade em que elas estão, através da missão de se tornarem as responsáveis por intermediar projetos que entregam resultados consistentes, que mudam o status quo e estabelecem uma nova forma de se realizar processos.

Facilitador(a) de inovação é o profissional responsável por intermediar métodos que levam até a criação desse novo cenário. Essa função é exercida por quem lidera, gerencia conflitos, estabelece empatia e fomenta a participação de todos dentro de uma equipe.

O Incuba Lab representa os esforços do CesulLab em dar mais um passo na criação de um ecossistema de inovação completo.

Esta ação é uma Incubadora, cujo norte é incorporar startups em diferentes estágios de desenvolvimento e agregar a elas a expertise para desenvolvê-las como negócios.

Junto a isso, as startups têm acesso a um espaço completo e de fácil acesso a networking e diversos outros benefícios, além de um modelo de incubação específico e focado em nossos propósitos.

O Integra Lab é um projeto de 12 meses para empresas de médio porte que têm o objetivo de ter uma cultura corporativa que encanta colaboradores e clientes. Exercitamos isso fazendo da inovação um valor do dia a dia, presente na rotina e na cabeça da equipe dessas empresas.

O ciclo do programa é de 5 etapas e em cada uma delas é trabalhada uma frente específica, que em conjunto geram uma transformação não só dos resultados, mas também da mentalidade dos envolvidos.

Esse programa integra as principais frentes do seu negócio: Estratégia, liderança, cultura e tecnologia. Todas as mudanças são baseadas no propósito do negócio e na orientação à transformação digital.

O Exchange Presidentes é uma iniciativa CesulLab destinada aos principais tomadores de decisão das verticais, sendo restrito a acionistas, fundadores e diretores gerais/presidentes.

Este é um encontro propositivo que aborda o alinhamento estratégico dos convidados, visão externa do mercado e traz a oportunidade de aprofundar os conhecimentos acerca dos membros da comunidade.

Meu RH Inovador tem o objetivo de desenvolver a inovação dentro da gestão estratégica de pessoas, estimulando o engajamento da equipe e a diversidade dentro da organização.

O programa ainda contribui para a aprendizagem de metodologias ágeis na liderança, cultura inovadora e estruturação dos processos básicos de uma forma diferenciada.

Isto é feito através de palestras, Sprints, programas e ações colaborativas, contando também com a apresentação de startups e empresas especializadas na área para proporcionar uma rodada de negócios e insights criativos.

O Leader Up é uma comunidade construída para os líderes de inovação das nossas verticais.

Por meio de encontros recorrentes, os responsáveis pela disseminação da inovação se encontram para partilhar seus feitos, ganhos e aprendizados. Com isso, conseguem se informar das iniciativas de outras empresas a partir de insights, compartilhando novos negócios e apoiando iniciativas.

O Startup Stage é uma oportunidade para que as grandes empresas que compõem nossas verticais possam ter acesso às ideias das mais influentes startups do mercado.

Em um evento, as startups podem vir ao nosso espaço e realizarem seu pitch para se conectarem às verticais, além de divulgarem as soluções que oferecem ao mercado como um todo.

Somos um Hub de Inovação
responsável por agregar
processos inovação aberta
para a região do Sul de Minas

Nosso Hub

R. José Gonçalves Pereira, 129
Vila Pinto, Varginha – MG
Somos um Hub de Inovação
responsável por agregar
processos inovação aberta
para a região do Sul de Minas

Nosso Hub

R. José Gonçalves Pereira, 129
Vila Pinto, Varginha – MG

Powered by CesulLab. All rights reserved.